Municípios pernambucanos elegeram novos prefeitos no domingo

Agência Brasil

RECIFE - Os municípios de Caetés, Lagoa Grande e Pombos, em Pernambuco, elegeram novos prefeitos ontem. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) as eleições transcorreram com tranquilidade e não houve problemas com as urnas eletrônicas.

Em Caetés, no agreste pernambucano, terra natal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os 17.212 eleitores elegeram Aércio José de Noronha, do PSB, com 6.327 votos, ou 52,37% dos votos válidos. Ele venceu com apenas 573 votos a mais Lindolfo Almeida de Melo, do PSDB. O candidato vencedor era apoiado pelo ex-prefeito José Luiz de Lima Sampaio, o Zé da Luz, pai de José Luiz de Sá Sampaio, eleito em 2008, mas que teve seu diploma negado pela Justiça Eleitoral por ter sido vice-prefeito nos dois mandatos anteriores.

No município de Lagoa Grande, a 713 quilõmetros da capital, com 16.816 eleitores, foi eleita Rose Mary de Oliveira Garziera, do PMDB. A candidata totalizou 6.654 votos, ou 51,42% dos votos válidos, contra 6.286, ou 48,58% dos votos válidos, de José Robson Ramos de Amorim (PSB), em uma diferença de apenas 368 votos. O candidato eleito em 2008, Jorge Roberto Garziera, do PMDB, teve suas contas rejeitadas pelos tribunais de contas do Estado (TCE) e da União (TCU) e pela Câmara Municipal.

Na cidade de Pombos, a 57 quilômetros de Recife, os 16.951 eleitores elegeram pela segunda vez Cleide Jane Sudário Oliveira, a Jane Povão, do PR, com 9.471 votos, 67,42% dos votos válidos. Carlos Alberto Correia Lopes, do PTB, obteve 4.577. Jane Povão teve sua eleição impugnada porque seu candidato a vice-prefeito, Patrício Cristino de Magalhães, do PV, teve seu registro cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).