Alencar segue em processo de melhora, diz boletim médico

Portal Terra

SÃO PAULO - O vice-presidente da República, José de Alencar, 77 anos, segue em processo de melhora do procedimento cirúrgico a que foi submetido no dia 25 de janeiro para o tratamento de um câncer. De acordo com o boletim médico, divulgado na tarde desta segunda-feira, 'o paciente continua apresentando melhora do seu quadro clínico e mantém a alimentação normal, além de caminhar pelo quarto'.

José de Alencar segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob a supervisão dos médicos Paulo Hoff (oncologista clínico), Roberto Kalil Filho (cardiologista) e Ademar Lopes (cirurgião-oncologista).

Na cirurgia a que Alencar se submeteu, considerada de alta complexidade, foi retirada uma porção do intestino delgado, uma parte do intestino grosso e dois terços do ureter (canal que leva a urina do rim à bexiga), comprometidos pelo tumor. O ureter foi substituído por uma parte do intestino delgado. A operação durou 17 horas.

O vice-presidente luta contra o câncer desde 1997 e passou por diversas cirurgias. A anterior foi realizada em setembro do ano passado, quando foi feita a retirada de três tumores.