Lançado portal sobre evolução das Metas do Milênio nos municípios

Agência Brasil

BELÉM - Os brasileiros poderão acompanhar, a partir de agora, pela internet, a evolução das Metas do Milênio em cada município do país. O acompanhamento será feito pelo Portal ODM - Objetivos do Milênio (www.portalodm.org.br), que está sendo lançado hoje no Fórum Social Mundial, em Belém.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu tais objetivos em 2000, ao analisar os maiores problemas mundiais. Segundo Márcio Carvalho, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o portal lançado hoje tem a vantagem de, com dois cliques, oferecer informações aos cidadãos. - É uma maneira muito simples e efetiva de saber como está a situação no seu município - explicou.

As metas definidas pela ONU são: acabar com a fome e a miséria; educação de qualidade para todos; igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a aids, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

Em entrevista à Rádio Nacional, Marcio Carvalhou disse que, alcançar essas metas, é importante para assegurar igualdade e justiça social. - Se conseguirmos avançar nesses oito pontos, conseguiremos ter um mundo mais justo, mais igual - afirmou.