Aposentadoria por tempo de serviço também sai em 30 minutos

JB Online

BRASÍLIA - O ministro da Previdência, José Pimentel, anunciou nesta quarta-feira que, a partir do próximo dia 27, a aposentadoria por tempo de serviço e o salário-maternidade também passarão a ser concedidos em 30 minutos. As aposentadorias por idade já podiam ser obtidas nesse prazo desde o início do ano.

Para requisitar a aposentadoria, o trabalhador deverá agendar o atendimento em um posto do INSS através do telefone 135 ou pela página na internet.

Para se aposentar por tempo de serviço, os homens devem ter 35 anos de contribuição, e as mulheres, 30 anos.

Segundo o ministro, a agilização dos benefícios foi possível graças à modernização e ampliação da base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O novo sistema será implantado gradualmente até o final de outubro, facilitando ainda mais a concessão de benefícios e o acesso dos usuários aos serviços disponíveis na internet. O objetivo é reduzir as situações em que o usuário terá que agendar o atendimento em uma das agências da previdência social.

A modernização e ampliação da base de dados do CNIS vai ocorrer em etapas. O primeiro serviço a entrar em operação é a emissão da Declaração de Regularidade de Situação do Contribuinte Individual (DRSCI), disponível com novas ferramentas desde esta segunda-feira. Gradualmente, também serão disponibilizadas novas informações sobre os segurados especiais, sobre débito em conta do contribuinte individual, cadastro de pessoa física e atualização de informações de vínculos, remunerações e contribuições.

A tecnologia foi desenvolvida pela Dataprev, com supervisão do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), durante o ano de 2008. O investimento no novo sistema somou R$ 80 milhões, incluindo o desenvolvimento das ferramentas tecnológicas, a aquisição de equipamentos e a capacitação dos servidores.

Para o ministro da Previdência Social, José Pimentel, as melhorias no CNIS se somarão às diversas outras medidas de gestão já adotadas para garantir um atendimento rápido e eficiente aos trabalhadores. Desde o início de janeiro já é possível conceder a aposentadoria por idade para o trabalhador urbano em até 30 minutos. Com o novo sistema implantado será possível reduzir o tempo de atendimento para todos os benefícios.

Com informações do Ministério da Previdência

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais