Fórum Parlamentar discutirá integração regional e migração

Karla Alessandra, Agência Câmara

BRASÍLIA - Deputados e senadores de vários países estarão reunidos em Belém de 28 a 30 deste mês no Fórum Parlamentar Mundial - evento que ocorre paralelamente ao Fórum Social Mundial. Entre os temas que serão discutidos estão a integração econômica e regional, o papel dos parlamentos regionais e os movimentos migratórios mundiais.

Serão debatidos ainda no encontro o comércio multilateral, projetos de desenvolvimento e paz e políticas de segurança. Temas relacionados ao meio ambiente - como mudanças climáticas, biodiversidade e populações tradicionais - também estarão na pauta de discussões entre os parlamentares. Outro objetivo do Fórum Parlamentar é estreitar o relacionamento entre os representantes do poder legislativo e as organizações sociais que participam do Fórum Social Mundial.

Futuro da Amazônia

A deputada Elcione Barbalho (PMDB-PA), que participará do encontro, destaca a importância das discussões dos dois fóruns para futuro da Amazônia.

- Nós somos porta-vozes daquilo que a Amazônia precisa para se desenvolver. É preciso que o Parlamento e gestores se envolvam para que a gente possa dizer o que é que a Amazônia quer para ela.

Já a deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) acredita que, além das questões ambientais, o Fórum Parlamentar Mundial deve discutir também a crise econômica norte-americana e sua influência sobre os países em desenvolvimento. Ela acredita que o foco dos debates nos dois encontros será os impactos regionais da crise financeira e a gestão de Barack Obama, que toma posse hoje na Presidência dos Estados Unidos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais