Portal Terra
BRASÍLIA - O diretório nacional do PSDB encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma consulta sobre as regras para a realização de prévias partidárias. O documento, encaminhado ainda em dezembro mas divulgado pelo tribunal somente nesta segunda-feira, é composto por oito perguntas.
O partido questiona a partir de qual data é permitida a realização das prévias e também a possibilidade de a propaganda interpartidária se estender à internet, faixas, panfletos, matérias pagas nos veículos de comunicação e mensagens eletrônicas.
Em um dos tópicos do documento, o diretório questiona se os eleitores não filiados ao PSDB podem participar das prévias e se o partido pode destinar verbas próprias e receber doações de pessoas físicas ou jurídicas para o pagamento de gastos com a propaganda interna.
No último questionamento, o diretório solicita ao TSE para verificar a possibilidade de a Justiça Eleitoral fornecer urnas eletrônicas para as prévias do partido. O tribunal ainda não informou quando esclarecerá as dúvidas solicitadas na consulta.
Dois nomes são cotados para disputar a eleição presidencial pelo PSDB em 2010: os governadores Aécio Neves, de Minas Gerais, e José Serra, de São Paulo.