MDS abre cadastro nacional do Sistema Único de Assistência Social

JB Online

BRASÍLIA - A partir da próxima quarta-feira, gestores municipais e estaduais já podem atualizar dados sobre os serviços de Assistência Social existentes em seus territórios por meio do site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A Portaria nº 430 - publicada pelo Diário Oficial da União no dia 5 de dezembro de 2008 - cria um sistema de informações para que o governo federal, como determina a lei, possa coordenar e manter atualizado o cadastro de entidades e organizações de assistência social, em articulação com os Estados, os municípios e o Distrito Federal. Ela institui o Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSUAS), que integrará a RedeSUAS e tem o objetivo de coletar e gerir dados sobre a rede socioassistencial.

Os gestores começam a receber senhas de acesso ao aplicativo, que se dará pelo link https://aplicacoes.mds.gov.br/cadsuas, a partir de quarta-feira. As senhas serão informadas diretamente por e-mail. Por isso, é importante que os gestores atualizem seu correio eletrônico junto às equipes do Ministério do Desenvolvimento Social, pelo endereço www.mds.gov.br/suas/. Caso o gestor tenha dificuldade de acesso ou não tenha recebido a senha até a próxima semana, é necessário entrar em contato pelo e-mail [email protected] O site está disponibilizando ainda no próprio sistema um manual com informações para fazer a atualização dos dados.

Por meio do cadastro, os gestores deverão informar e atualizar dados como endereços, contatos, estrutura e características dos serviços prestados nas entidades existentes em seus municípios. O CadSUAS se aplica a unidades públicas (como os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS, unidades de atendimento à população de baixa renda), entidades e organizações privadas de assistência social, órgãos governamentais, conselhos e fundos de assistência social, além de trabalhadores do SUAS. O preenchimento do CadSUAS é obrigatório e de responsabilidade dos órgãos gestores municipais, estaduais, do Distrito Federal, e dos conselhos de assistência social.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais