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BRASÍLIA - O Comando da Aeronáutica informa que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) coordena o Programa de Perigo Aviário no Brasil, ou seja, a questão de colisão de aves com aeronaves. Extenso material sobre o assunto, inclusive com dados estatísticos, pode ser obtido no endereço eletrônico: https://www.cenipa.aer.mil.br/paginas/perigo.htm .
Em sua maioria, esses incidentes são o resultado do indevido e inadequado uso do solo urbano. A desordenada ocupação das áreas vizinhas aos aeroportos gera deficiências na coleta, tratamento e destinação final de resíduos sólidos dos municípios. Com isso, há abundante oferta de material orgânico em lixões - vazadouros de lixo a céu aberto. Os lixões atraem para os seus arredores maciças quantidades de urubus-da-cabeça-preta, que respondem por quase 60% das colisões em que a espécie de ave pode ser identificada.
Mundialmente, os especialistas estimam que apenas uma em cada cinco colisões são reportadas ao órgão oficial. Assim, no Brasil, estaríamos em torno das 2.000 colisões anuais, sendo a maior parte dessas colisões registradas em fases do vôo que acontecem dentro (decolagem, pouso, corrida de pouso) ou próximo dos aeroportos.