MG: projeto de reflorestamento atinge um milhão de mudas

JB Online

BELO HORIZONTE - A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) tem trabalhado na reposição florestal, no município de Cássia (Sudoeste de Minas), com um projeto de plantio de eucalipto. Só no período compreendido entre dezembro de 2008 e início deste mês, foram distribuídas 150 mil mudas de eucalipto e 20 mil mudas de árvores nativas. O último lote de plantas possibilitou atingir a marca de um milhão de mudas distribuídas, desde a implantação do projeto.

O projeto surgiu há quatro anos e se tornou um grande sucesso na região. - Existe um interesse muito grande dos produtores. Hoje, já não conseguimos atender a grande demanda. Trata-se de um ótimo projeto porque, além dos benefícios para o meio ambiente, traz renda para o produtor -argumenta o engenheiro da Emater-MG de Cássia, Norton Bertoldi.

Segundo ele, convencer os produtores a plantar eucalipto não foi uma tarefa fácil. O agrônomo lembra que teve de tirar várias dúvidas sobre o cultivo de eucalipto, pois muitos agricultores acreditavam que a cultura poderia prejudicar o solo e as nascentes de água. De acordo com Norton, ele procurou mostrar aos produtores que "o eucalipto é uma planta de desenvolvimento vigoroso e rápido, capaz de transformar a energia solar, retirar gás carbônico da atmosfera como os demais vegetais e convertê-los em biomassa, na forma de lenha, madeiras, óleos e carvão, sendo ainda ótima fonte de renda para os produtores".