Grupo de Trabalho vai discutir organização sindical do servidor

JB Online

BRASÍLIA - Foi formado nesta quarta-feira, durante encontro entre representantes da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Trabalho e Emprego e das centrais sindicais, em Brasília, um Grupo de Trabalho que vai debater a questão da organização sindical do servidor público. Esse é o primeiro desdobramento de seminário ocorrido nos dias 16 e 17 de dezembro de 2008, quando o assunto foi debatido pelos vários atores sociais envolvidos.

Na ocasião, o encontro abordou temas como a contribuição sindical defendida como meio de viabilizar o controle do dinheiro público utilizado por meio das centrais; o direito de greve a ser estendido aos servidores sindicalizados; a diferença entre unidade (como sindicato forte) e a unicidade (como monopólio de representação), e a liberdade sindical.

A primeira reunião do grupo está marcada para o dia 10 de maço e deverá discutir a diferença da organização sindical do servidor público para o trabalhador da iniciativa privada. Os componentes do GT serão indicados pelas centrais e pelo MTE.