SP: Oitenta mil pessoas serão vacinadas contra febre amarela

Agência Brasil

SÃO PAULO - A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo pretende vacinar 80 mil pessoas contra a febre amarela nas regiões dos municípios de Araraquara, São Carlos e Bauru. Essas regiões compreendem um total de 49 cidades que este ano foram incluídas na campanha de imunização contra a doença no estado. - Trata-se de uma estratégia preventiva - explica a médica Andrea Sanajotta, da Divisão de Imunização da secretaria.

No ano passado, foi registrado um caso de febre amarela em todo o estado, que provocou a morte de um morador da cidade de São Carlos. - Vamos vacinar primeiro quem mora no campo, em áreas ribeirinhas e está mais suscetível ao mosquito que transmite a doença - acrescenta a médica. A primeira etapa da campanha começou em dezembro e termina em fevereiro. Depois disso, serão vacinados também os moradores dos centros urbanos.

- Por ser período de férias, também aconselho que quem vá viajar para essas regiões para praticar ecoturismo tome a vacina - orienta Andrea. Segundo a Secretaria de Saúde, qualquer pessoa com mais de 9 meses de idade tem que tomar a vacina dez dias antes de viajar para essas regiões, caso não tenha recebido nenhuma dose nos útlimos dez anos. Outro cuidado a ser tomado nessas áreas é o uso de repelentes.