Defesa Civil de SC alerta para temporais por ciclone no RS

Portal Terra

SANTA CATARINA -

A Defesa Civil de Santa Catarina está em alerta devido à formação de um ciclone no mar próximo ao litoral norte gaúcho na quarta-feira, que favorece condições de chuva com risco de temporais nesta manhã em municípios do oeste ao sul catarinense.

Nas demais regiões do Estado, a chuva deve ocorrer a partir da tarde. O tempo pode seguir instável, com chuva e risco de temporais, especialmente na madrugada e manhã. De acordo com a Defesa Civil, o mar deve ficar alterado neste período, com previsão de elevação na altura de ondas, principalmente no litoral sul catarinense.

Sul

Segundo a Climatempo, a instabilidade da nova frente fria deixa o tempo carregado com chuva a qualquer hora também no sul e no oeste do Paraná. No sudoeste gaúcho, devem ocorrer aberturas de sol, mas também pode chover a qualquer hora.

Nas demais áreas do Sul, o sol ainda predomina e faz calor. A partir da tarde, devem ocorrer pancadas de chuva. Há risco de chuva forte com rajadas de vento e eventual queda de granizo em toda a região.

Norte

Nesta terça-feira, o sol pode aparecer forte no Tocantins, mas as nuvens aumentam ao longo do dia e devem provocar algumas pancadas de chuva, principalmente no norte do Estado. Em todas as outras áreas da região, a previsão é de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora.

Nordeste

O ar seco pode ganhar força sobre quase todo o Nordeste. No sul e no litoral Bahia, o tempo ainda fica instável, com sol, muitas nuvens e algumas pancadas de chuva.

No Maranhão e no Piauí, deve fazer bastante sol e pode chover apenas de forma isolada e passageira. Sol forte e chuva rápida pela manhã também na faixa entre o litoral de Sergipe e de Pernambuco. Em todas as outras áreas da região, o sol deve brilhar forte o dia todo e pode não chover.

Centro-Oeste

O sol predomina e deve fazer calor em todo o Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso, o sol pode predominar, mas as nuvens aumentam durante a tarde e há previsão de pancadas de chuva e trovoadas. Em todas as outras áreas da região, o tempo deve ficar seco e o sol pode predominar.

Sudeste

Nesta terça-feira, o tempo fica aberto com sol forte no Sudeste. A massa de ar quente que predomina deve deixar a temperatura elevada em toda a região. O aquecimento pode favorecer a formação de algumas nuvens carregadas e há previsão de pancadas isoladas de chuva a partir da tarde em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais. No noroeste de Minas, o tempo fica firme.