Prazo para renovar registro de armas acaba amanhã

Portal Terra

BRASÍLIA - O prazo para renovação do registro de armas de fogo na Polícia Federal, com dispensa de taxas e testes psicotécnicos, termina amanhã. Pela Internet, a renovação poderá ser feita até a 0h. Já quem se dirigir aos postos da Polícia Federal deverá atentar ao horário de expediente, que se encerra às 14h, segundo informou o Ministério da Justiça.

O proprietário da arma pode optar por utilizar o serviço de Registro Provisório disponível no site da Polícia Federal (https://www.dpf.gov.br). O documento tem validade por 90 dias, prazo no qual o cidadão poderá regularizar a sua situação. Quem fizer o registro provisório antes do dia 31 ainda será beneficiado com a isenção das despesas referentes ao registro.

A partir do dia 1º de janeiro, mesmo que o registro seja feito pela Internet, ele terá que desembolsar R$ 60, além de se submeter aos testes psicológicos e de manuseio da arma, cujos valores se diferenciam nas diversas regiões do País.

A campanha para o Registro Federal de Armas de Fogo 2008, sem ônus para os proprietários, começou em agosto. Desde o início do ano, a Polícia Federal renovou o cadastro de 107.892; registrou 21.292 novas armas de fogo; legalizou 56.415 e recebeu 16.310 unidades, entregues voluntariamente pelos proprietários.