Eleições 2010: Dilma conta com simpatia do PT, diz Berzoini

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente do PT, Ricardo Berzoini, afirmou nesta quarta-feira que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, contará com a 'simpatia' dos correligionários, caso venha a ser mesmo a candidata do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2010.

Ao deixar o Palácio do Planalto, após uma visita a Lula, Berzoini afirmou que PT e Dilma deram início às conversas sobre as próximas eleições, mas ressaltou que a decisão final do partido só deverá ser tomada em fevereiro de 2010.

- Nós já começamos a discutir com a ministra Dilma. Todos vocês são testemunhas de que ela foi convidada para diversos eventos do PT. Todos nós temos por ela um grande apreço e uma simpatia muito grande - disse.

A ministra integrava o PDT no Rio Grande do Sul, mas deixou a legenda em 2000 para, em 2001, se filiar ao PT. Por esta razão (fato de ela ter menos tempo de PT do que muitos outros colegas), já circulou nos bastidores a informação de que o nome da ministra não era o favorito entre os petistas mais antigos e que ela seria a favorita apenas do presidente Lula e não de boa parte do PT.

Mas, hoje, Berzoini afastou essa possibilidade ao falar que Dilma conta com o 'apreço' e a 'simpatia' do partido.

O presidente do PT deixou claro, no entanto, que o partido ainda não decidiu qual será o nome a disputar as próximas eleições e garantiu que a democracia dentro da legenda será preservada, apesar da importância da indicação do nome escolhido por Lula.

- Temos um clima de tranqüilidade para definir (o nome), a democracia do PT está assegurada, mas a palavra do presidente (Lula) terá um peso muito grande e será imprescindível - disse Berzoini.