SP: Procon dá 24 h à Gol para esclarecer atrasos nos vôos desta semana

Norma Moura, JB Online

BRASÍLIA - O Procon de São Paulo notificou a Gol Linhas Aéreas para que a companhia apresente, em 24 horas, explicações sobre os atrasos registrados desde o início desta semana nos principais aeroportos do país. Segundo o último boletim da Infraero, divulgado às 17h, a companhia aérea foi responsável por pouco mais da metade de todos os vôos atrasados nesta terça-feira. Passageiros da Varig também tiveram que exercitar a paciência. A ex-estatal respondeu por outros 41% dos vôos atrasados entre zero hora e 17h.

A empresa foi notificada porque, segundo o Procon, passageiros estão entrando em contato com o órgão para denunciar alterações unilaterais, além de indisponibilidade ou dificuldade de contatar a empresa nos canais de atendimento oferecidos.

O Procon orienta o consumidor vítima de atrasos que procurar a empresa a guardar os comprovantes das passagens e anotar o número do protocolo de atendimento da companhia aérea, para o caso desta não solucionar o problema. Mas se o passageiro não conseguir nem mesmo entrar em contato com a empresa, o órgão aconselha o consumidor a procurar o juizado de Pequenas Causas, onde poderá obter uma ordem judicial obrigando a companhia a encontrar urgentemente uma solução para o problema, como prevê o Código de Defesa do Consumidor.