Lula critica FHC e Jacques Chirac por ponte no Oiapoque

Portal Terra

RIO DE JANEIRO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os ex-presidentes de Brasil, Fernando Henrique Cardoso, e França, Jacques Chirac, por não terem concluído a construção da ponte sobre o rio Oiapoque, que ligaria o Brasil à Guiana Francesa. Lula participou hoje da assinatura de diversos acordos para cooperação bilateral entre os dois países ao lado do atual presidente francês, Nicolas Sarkozy, e diversas autoridades das duas nações.

Segundo Lula, é um absurdo a ponte não ter sido inaugurada após seis anos.

- Esses acordos de hoje não são de faz-de-conta. Os presidentes Fernando Henrique e Jacques Chirac fizeram uma grande festa para anunciar a construção da ponte do Oiapoque, mas vão se passar dois mandatos e essa ponte não foi inaugurada. É uma vergonha - disse Lula. Os dois líderes se comprometeram a inaugurar a ponte até o final de 2010.

O presidente brasileiro disse ainda que a construção do submarino nuclear e de outros quatro convencionais não tem o objetivo de atacar outras nações, mas sim de equipar a marinha brasileira com tecnologia de última geração.