SP: chuvas causam 167 km de lentidão; trânsito deve melhor em 2 horas

Norma Moura, JB Online

BRASÍLIA - O paulistano deve enfrentar trânsito caótico logo mais na hora de voltar para casa. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) há, no momento, 167 km de lentidão em São Paulo provocados pelo temporal de uma hora e meia que atingiu a capital paulista, sobretudo a Zona Sul. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) do estado, a situação deve melhorar dentro de até duas horas, quando vários pontos de alagamento deverão desaparecer.

- Em aproximadamente duas horas a situação estará mais tranqüila. Os pontos de alagamento deverão estar perfeitamente transitáveis - informou o engenheiro Hassan Barakat, do CGE.

A rede telemétrica do Alto-Tietê chegou a registrar índice pluviométrico de 42,9mm na região do Córrego Pirajussara. O volume de chuva provocou o transbordamento de pequenos rios e córregos que cortam São Paulo. Houve queda de granizo em cinco pontos da cidade entre 15h15 e 15h40. Vários carros ficaram submersos.

Segundo a CGE, há ainda 15 pontos completamente alagados e intransitáveis, como na Marginal Pinheiros e na avenida Giovanni Gronchi, na Zona Oeste, e em Santana (Zona Norte) e na Mooca (Zona Leste). Outros sete pontos estão transitáveis, apesar de alagados.

A chuva que atrapalhou os paulistanos no fim desta tarde se encaminha agora para a região do ABC paulista e o litoral. Há previsão de temporais no fim da tarde de terça-feira, o que faz com que a CGE não descarte a possibilidade de novos alagamentos amanhã.