SC: 43 mil pessoas voltam para suas casas após as enchentes

Norma Moura, JB Online

BRASÍLIA - Dez dias depois da série de deslizamentos e alagamentos que mataram 117 pessoas e expulsaram mais de 78 mil de seus lares em municípios localizados no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, cerca de 43 mil pessoas já retornaram para suas casas. Segundo a Defesa Civil do estado, o número de desabrigados e desalojados caiu para 35.325, até as 17h desta tarde. Mas 32 pessoas continuam desaparecidas.

- A diminuição das chuvas e a liberação de algumas áreas atingidas estão proporcionando a volta de muitas pessoa para casa - afirmou o major Emerson Emerin, gerente de mobilização de desastres da Defesa Civil do Estado.

O trabalho agora é de limpeza e reconstrução. Os moradores que não perderam seus imóveis começam a retornar para retirar a lama deixada pela passagem das águas. A Defesa Civil pede ainda a colaboração de voluntários para separar e distribuir as toneladas de donativos que chegam diariamente ao estado.

Cerca de 5.500 unidades consumidoras continuam sem energia elétrica, segundo o último boletim das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), divulgado no fim desta tarde. Segundo a companhia, para restabelecer o fornecimento do serviço, cerca de 400 medidores estão sendo trocados por dia, mas há regiões onde a empresa não consegue acesso às unidades para fazer os reparos necessários por causa do risco de novos deslizamentos.