Filha de Chico Mendes diz que luta pela Amazônia não pode parar

Agência Senado

BRASÍLIA - A filha de Chico Mendes, ngela Maria Feitosa Mendes, afirmou, durante sessão especial do Congresso nesta quarta-feira, que seu pai veio ao mundo com a missão de salvar a Amazônia e de ser um anjo em defesa dos povos da floresta. Ela manifestou sua crença de que é possível continuar lutando pelos ideais de seu pai, frisando que, com o legado que Chico Mendes deixou - de certeza e convicção - a luta pela Amazônia não pode parar.

ngela Maria Feitosa Mendes também elogiou a senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, afirmando que ela é "uma referência".

Júlio Barbosa de Aquino, vice-presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, disse que Chico Mendes tinha sempre em mente a idéia da revolução, só que uma revolução que aconteceria a partir do convencimento das pessoas em relação ao projeto de mudança do país. Ele acrescentou que Chico Mendes "sabia que o que estava fazendo mexia com interesses de grupos muitos poderosos".

Já para o representante do Fórum Brasileiro de Organizações Não-Governamentais para o Meio Ambiente, Demístocles Marcelus, a melhor forma de homenagear Chico Mendes é assegurar que seus ideais em defesa da vida permaneçam.

O fundador do Movimento Aliança dos Povos da Floresta, Ailton Krenak, lembrou ter encontrado Chico Mendes para formar uma aliança entre índios e seringueiros e disse ter ficado com o compromisso de tocar essa luta desde que o sindicalista foi morto.

A atriz Lucélia Santos disse ter certeza de que se Chico Mendes não tivesse lutado pela preservação da Floresta Amazônica a destruição da região ainda poderia ser pior.

- Então, temos a obrigação de continuar dando a nossa contribuição para que a floresta continue a ser referência de saúde e de bem-estar para todos nós - afirmou ela.

A atriz disse ter tido um encontro com Chico Mendes no Rio de Janeiro, seis meses antes do assassinato do ambientalista, e informou que pediu proteção às autoridades para a vida dele, embora nunca tivesse imaginado que Chico Mendes seria assassinado. - Mas ele sabia disso - observou.