Bancada petista reúne-se para apoiar candidatura de Temer

Agência Brasil

BRASÍLIA - A bancada do PT na Câmara dos Deputados reúne-se nesta quinta-feira, às 9h30m, com o deputado Michel Temer (PMDB-SP), candidato à presidência da Câmara, e, de acordo com seu o líder, deputado Maurício Rands (PE), deve anunciar formalmente o apoio ao presidente do PMDB para ocupar novamente a presidência da Câmara. Temer já presidiu a Câmara por duas vezes , nos biênios 1997/1998 e 1999/2000.

- Possivelmente a bancada vai anunciar formalmente o apoio à candidatura do deputado Michel Temer - disse o líder. Segundo ele, o apoio ao peeemedebista independe da disputa para a presidência do Senado, onde o PT e o PMDB estão no páreo. A reunião servirá, segundo Rands, para que o PT apresente a visão de sua bancada sobre o que deverá ser a próxima gestão da Câmara.

- Não há condicionalidade [no apoio a Temer, na Câmara]. Cada Casa tem a sua dinâmica própria. Não estamos condicionando eleição na Câmara à eleição no Senado. Aqui, achamos que o melhor é a eleição do deputado Michel Temer, dentro de uma amplo entendimento, que deve transcender as bancadas do PMDB e do PT - disse Rands.

Nessa campanha para a presidência da Câmara, Temer primeiro foi lançado oficialmente pela bancada do seu partido como candidato do PMDB. De lá para cá vem mantendo reuniões com bancadas de vários partidos em busca de apoio.

Embora o PMDB já fosse a maior bancada na Câmara, em 2007 Temer abriu mão de disputar a presidência da Casa e em um acordo com o PT, que tinha a segunda maior bancada, o PMDB apoiou a candidatura de Arlindo Chinaglia (PT-SP). O acordo estabelece que o PT presidiria a Câmara nos dois primeiros anos desta legislatura e o PMDB nos dois últimos.