SC: após desastre, Blumenau se prepara para Natal

Portal Terra

BLUMENAU - Uma das cidades mais afetadas pelas chuvas, enchentes e deslizamentos que atingiram o Estado de Santa Catarina, Blumenau começa a se recuperar da destruição e já se prepara até para o Natal. Após ter registrado 24 mortos até a noite desta segunda-feira, a cidade já exibe enfeites que iluminam a noite.

- Sou favorável às luzinhas. Tem que ter muita luz para acender essa cidade e trazer de volta o ânimo para as pessoas - afirmou o comerciante Carlos Alberto Telmcull. Algumas lojas exibem guirlandas e bonecos de Papai Noel em suas vitrines e os moradores começam a retomar a rotina normal. A necessidade de deixar a casa um pouco mais bonita volta a aparecer

- Se o objetivo é reconstruir a cidade, então está na hora de fecharmos os punhos e nos centrarmos de energia positiva - disse o gerente de vendas Antonio Geraldo Leite.

Pela primeira vez, desde a enchente que deixou a cidade mais uma vez debaixo d'água, uma equipe de decoradores ligou as luzes dos enfeites nos principais pontos da cidade em um teste antes da inauguração oficial, marcada para a próxima quinta-feira.

- É a luz ou a vela. A vela é um sinal de sobrevivência e a luz o oposto da escuridão. Penso que os enfeites deveriam, inclusive, trazer mensagens de esperança, no sentido de que vamos recuperar tudo isso. Não foi assim que criamos a Oktoberfest? -disse o instalador Luis Eduardo Scheller.

- Está tudo pronto. Não há nada de errado. Vamos deixar a cidade linda, pronta para o Natal - contou o decorador Ivan Maiochi. A casa do Papai Noel é uma das atrações preparadas para o período. O local possui bonecos e milhares de lâmpadas, mas ainda não foi aberto ao público.