ONG que atuou no furacão Katrina chega a SC

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - A Defesa Civil de Santa Catarina informou que dois integrantes da ONG inglesa Shelter Box chegaram ao Estado para prestar apoio aos desabrigados pela enchente e deslizamentos. A organização já atuou em grandes desastres naturais como o tsunami na Ásia, em 2004, e o furacão Katrina, em Nova Orleans (EUA), em 2005.

Os voluntários vieram ao Brasil convidados pelo Rotary Clube de Santa Catarina para estudar possível apoio às vítimas no Vale do Itajaí. Um dos projetos da organização é o de fornecer a "caixa-abrigo" ("shelter box") a atingidos por desastres. Cada unidade da caixa atende dez pessoas. Nelas há um kit com uma barraca, utensílios domésticos, como panelas, ferramentas e cobertores.

Fundada em 2000 e com sede em Cornwall, sul da Inglaterra, a Shelter Box atua de maneira emergencial para garantir abrigo a vítimas de conflitos armados e desastres naturais. Em um prazo de 12 horas, assim que seus membros forem contatados, a organização tem condições de levar os primeiros kits às famílias afetadas. No caso de SC, a real necessidade do envio das caixas ainda será avaliada.

O kit com o abrigo é usado hoje por famílias vítimas do terremoto no Paquistão e para abrigar refugiados de guerra civil na África. O tsunami no leste da Ásia, quando mais de 200 mil pessoas morreram, foi o maior projeto de socorro no qual a ONG se envolveu.