BB e instituição africana cancelam acordo para criação de banco

Agência Brasil

BRASÍLIA - O Banco do Brasil (BB) informou nesta terça-feira que o FirstRand, da África do Sul, decidiu não dar continuidade à criação de um banco múltiplo para atuar no mercado brasileiro de financiamento e arrendamento de veículos.

O acordo para a criação do banco foi anunciado no dia 28 de julho deste ano, antes do agravamento da crise financeira internacional em meados de setembro deste ano. Segundo o comunicado do BB, com a manifestação do FirstRand, as duas instituições cancelaram o acordo.

- Adicionalmente, informamos que o projeto estava sob análise dos órgãos reguladores do Brasil e da África do Sul, sem que até o presente momento tivessem sido realizados investimentos na constituição da referida sociedade, não implicando, portanto, ônus para as partes - diz comunicado do BB, assinado pelo vice-presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, Aldo Luiz Mendes.

Há mais de 40 anos atuando no mercado de financiamento de veículos, o FirstRand Bank lidera as operações de financiamento a veículos na África do Sul, com aproximadamente 40% de participação no mercado. Com a parceria, a expectativa do BB era que, até 2016, estivesse entre os três maiores financiadores do país.