Modelo de exploração do pré-sal deve ser definido até final do ano

Agência Brasil

BRASÍLIA - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta terça-feira que até o final deste mês o relatório final da comissão interministerial criada para estudar a exploração do petróleo na camada pré-sal será entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Vamos realizar uma nova reunião na próxima semana e, muito provavelmente, concluir nesse momento os nossos estudos e levar ao presidente da República a solução encontrada - disse, após participar de seminário para discutir oferta e demanda de energia elétrica.

A expectativa do ministro é que até o final do ano o modelo de exploração esteja definido. Segundo ele, antes de tomar uma decisão, o presidente Lula deverá realizar consultas sobre os estudos produzidos pela comissão. Lobão, no entanto, não adiantou detalhes sobre as consultas a serem realizadas por Lula.

- O presidente deseja fazer algumas consultas, consultas bastante amplas, eu não posso limitar o tempo do presidente, até não saberia, mas suponho que ele não necessitaria mais do que 15 ou 20 dias para essas consultas, o que nos envia o entendimento de que até o final do ano realmente tudo estará concluído.

Questionado por jornalistas se confirma a previsão feita na última semana pelo presidente da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, de que as reservas dos blocos já leiloados na área do pré-sal podem chegar a 80 bilhões de barris de petróleo e gás, o ministro desconversou.

- Ele deve ter os dados dele que eu não possuo, portanto, não quero nem confirmar nem contestar.