Defesa Civil alerta para chuvas em 11 estados e no DF

Portal Terra

BRASÍLIA - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins, Pará, Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e do Distrito Federal.

Hoje, áreas de instabilidade dão origem a nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva em áreas isoladas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os temporais podem ser de forte intensidade, acompanhados de raios e rajadas de vento (50 a 60 km/h), especialmente no centro-norte do Mato Grosso do Sul. Não está descartada a ocorrência de granizo localizado. Amanhã, o alerta persiste para todo o Mato Grosso e o centro-norte do Mato Grosso do Sul.

Áreas de instabilidade também provocam pancadas de chuva em regiões isoladas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal, entre hoje e amanhã.

As pancadas de chuva podem ser de forte intensidade, acompanhadas de raios e rajadas de vento (50 a 60 km/h), especialmente no norte, oeste e centro de São Paulo, no centro-sul do Espírito Santo e na região serrana e centro-norte do Rio de Janeiro. Hoje, não está descartada a ocorrência de granizo localizado nos cinco Estados e no Distrito Federal.

Entre hoje e terça-feira, pancadas de chuva atingem Rondônia, Tocantins e áreas isoladas do Pará e do Amazonas. Os temporais podem ser de forte intensidade, acompanhados de raios, especialmente no oeste e centro-sul paraense e no sul e centro-leste do Amazonas. Há risco de rajadas de vento (40 a 50 km/h) em Rondônia e Tocantins.