Portal Terra
BRASÍLIA - O ministro da Justiça, Tarso Genro, informou que sua pasta deve treinar um contingente da Força Nacional de Segurança para ajudar a combater crimes ambientais no país. Os recursos para o treinamento dos policiais ainda não estão definidos, mas deverão sair do orçamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
- Vamos instituir dentro do Pronasci uma rubrica especial de recursos para treinamento dessas polícias militares dos Estados, através da Rede Nacional de Altos Estudos de Segurança Pública. Eles serão treinados para o combate a crimes ambientais a partir do ano que vem - comentou Tarso Genro.
- A parceria significa que a Força Nacional vai se colocar como força de apoio (ao combate a crimes ambientais). Teremos, sim, mais agentes - completou.
Independentemente dos soldados da Força Nacional, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, disse que também negocia outros três mil funcionários para ajudar no combate aos crimes ambientais, sendo 1 mil policiais federais e outros 2 mil servidores do Ibama e do Instituto Chico Mendes.
- É bom que se diga que esses três mil cargos são uma promessa para mim do presidente Lula, além do que está previsto para a reestruração das carreiras do Ibama e do Chico Mentes, que terão concurso agora - afirmou o ministro.
- Isso é um 'plus', ligado à idéia de que temos que visar ao desmatamento zero - explicou Minc.