PI: MP denuncia empresário à Justiça como o maior desmatador do país

Norma Moura, JB Online

BRASÍLIA - Um empresário do Piauí é acusado de promover o maior crime ambiental já registrado no estado. Gilmar Chinelli Pereira foi denunciado à Justiça Federal como o autor de um desmatamento de 11 mil hectares, o equivalente a 12 mil campos de futebol, na Serra do Quilombo, no município de Bom Jesus.

Chinelli é apontado na denúncia do Ministério Público no Piauí como o responsável pela derrubada de uma floresta de cerrado nativa do tamanho de uma "cidade inteira, sem sem nenhuma preocupação ambiental, sem licenciamento e sem autorização e conhecimento do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)". Segundo o MP, este é o maior desmatamento individual do Brasil de que se tem notícia neste ano.

Este não é o primeiro desmatamento promovido pelo empresário. Em março deste ano, ele foi autuado pelo Ibama por promover o desmatamento de 3.664 hectares de floresta do cerrado na mesma região. Foi multado em R$ 365, 5 mil, o que não o intimidou a retomar a atividade criminosa.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais