1,65 mi de pessoas terão transporte gratuito em Manaus

Portal Terra

MANAUS - No próximo domingo, dia das eleições municipais, o transporte coletivo em Manaus será gratuito. A decisão foi tomada no início na noite desta segunda-feira, quando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-AM), Ari Moutinho, deu ciência ao pedido da Prefeitura de Manaus. De acordo com o Poder Executivo, pelo menos 1,65 milhão de pessoas serão beneficiadas com a medida.

A passagem grátis chegou a ser descartada pela prefeitura. Porém, depois de um entendimento, ficou decidido que o custo do transporte coletivo gratuito será abatido em eventuais dívidas que as empresas de ônibus possuírem com o município. Segundo o Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU), o custo da prefeitura com a decisão será superior a R$ 1,2 milhão.

O diretor-presidente do IMTU, Waldir Frazão, informou que o serviço será prestado das 4h à meia-noite do dia 5 de outubro e que para utilizar os ônibus, não é necessário apresentar título de eleitor.

Este benefício vem sendo utilizado em Manaus desde as eleições de 2002. Em 2004, muitas empresas não cumpriram a decisão à risca e liberaram apenas poucos veículos. De acordo com TRE-AM, neste domingo haverá fiscalização nas garagens para impedir que isso não ocorra novamente.