Jobim quer trocar proteção em Congonhas

Portal Terra

SÃO PAULO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, sugeriu que o muro de proteção da pista no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo seja substituído por outro mecanismo, como uma rede. A medida, segundo ele, serviria para evitar acidentes como o ocorrido na quarta-feira, quando um bimotor derrapou quando preparava a decolagem e saiu da pista. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

O ministro informou que solicitou aos órgãos responsáveis estudos para melhorar a proteção na pista do aeroporto. A proposta de substituição do muro também é defendida pelo presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Sérgio Gaudenzi.

O presidente da estatal também sugeriu a instalação de um concreto poroso no chão para diminuir a velocidade das aeronaves. Jobim, no entanto, ressalvou que a medida implicaria a ampliação do comprimento da pista, o que seria dificultado pela grande quantidade de edificações nos arredores do aeroporto. O ministro afirmou também que o acidente com o bimotor não foi provocado pelas condições da pista.