Lula faz apelo a jovens para se vacinar contra a rubéola

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira um apelo para que jovens de 20 a 39 anos tomem a vacina contra rubéola, principalmente os homens. A campanha nacional de vacinação contra a doença vai até o dia 12 de setembro.

- Não seja irresponsável. Se você for casado e engravidar a sua mulher, a criança vai sofrer as seqüelas da rubéola - afirmou Lula, durante o lançamento do programa Saúde na Escola, em Recife (PE).

A rubéola pode causar má-formação do feto, cegueira, surdez, retardo mental ou problemas cardíacos no bebê. No ano passado, dos 8.683 casos da doença registrados no país, 70% eram pacientes do sexo masculino.

- Queremos vacinar 70 milhões de pessoas, mas não vamos colocar a polícia para pegar ninguém na marra - completou o presidente.

Lula cobrou ainda que os homens façam o exame para a prevenção do câncer de próstata, o toque retal.

Nesta quinta, Lula inaugurou a Universidade do Vale do São Francisco, em Petrolina. Já na sexta-feira, ele participa da cerimônia que dará início à construção de novos navios petroleiros, no Porto de Suape, em Ipojuca (PE).