Portal Terra
RIO - O coordenador de População e Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Luis Antônio Pinto de Oliveira, afirmou que a população brasileira deve chegar a 217 milhões de habitantes em 2040, quando deverá se estagnar. No ano passado, o IBGE estimava que a população brasileira cresceria até 2050 e chegaria, naquele ano, a até 259,8 milhões de pessoas. O Brasil tem atualmente 189,6 milhões de habitantes de acordo com as estimativas de 2008 divulgadas hoje pelo instituto.
Conforme Oliveira, de acordo com as novas estimativas do IBGE, a partir de 2040 o crescimento populacional deve iniciar um processo de queda. Segundo o coordenador de população e indicadores sociais do IBGE, atualmente, a taxa de fecundidade é de 1,8 filho por mulher.
- Essa taxa já foi maior, nos anos 70, era 5,8 filhos por mulher. Em 2040, a população brasileira deve ser de 217 milhões de habitantes, com uma taxa de 1,5 filho por mulher, e deve começar a cair - afirmou.
Ainda segundo Luis Antonio, o Brasil segue crescendo claramente em municípios de tamanho médio, em todas as regiões. Se observa também que, nos pequenos municípios, há uma queda na quantidade de habitantes.
- Os futuros prefeitos vão encontrar municípios pequenos perdendo população e eles terão que reverter isso. Há esvaziamento de população no oeste paulista, no norte e oeste do Paraná, no oeste de Santa Catarina e em algumas áreas do Nordeste como Maranhão e Bahia - disse.
O coordenador afirmou ainda que a taxa de crescimento do Brasil varia entre 1,2% e 1,3%, o que representa uma tendência declinante, pois, há vinte anos, a taxa era de 2%.