Mendes: votação sobre reserva sai ainda este ano

Portal Terra

BRASÍLIA - O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, disse nesta manhã que a ação que trata da reserva indígena Raposa Serra do Sol deverá retornar à pauta do STF ainda este ano.

O ministro disse que não se surpreendeu ontem com o pedido de vista do ministro Menezes Direito e que isso poderá dar mais segurança para o julgamento da matéria.

Mesmo assim, Mendes ressaltou que o pedido de vista não deverá se estender por um longo período.

- O Direito vai trazer com rapidez (o pedido de vista). Até porque, temos hoje uma pauta semi-fixa, temos não só necessidade de o processo voltar ao plenário, como temos de encontrar a data adequada para a reinserção na pauta. Esse é o nosso desejo, vamos conseguir julgar isso ainda este ano - disse.

O ministro classificou o julgamento de ontem como um 'momento histórico'. - Tivemos um julgamento histórico, importante, com a participação de todas as entidades envolvidas. Foi um momento histórico. Todos nós temíamos uma certa tensão em razão dos acontecimentos já verificados e tivemos um julgamento pacífico, numa relação civilizada - comemorou.