Lula afirma que exploração do pré-sal vai alavancar indústria naval

Agência Brasil

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que a exploração de petróleo na camada pré-sal servirá para alavancar a indústria naval nacional.

- Queremos aproveitar esse petróleo para recuperar a indústria naval brasileira, fazer os estaleiros que faltam, construir os navios, as sondas - afirmou Lula no 18º Congresso Brasileiro de Contabilidade, em Gramado (RS).

Segundo cálculos do presidente, o país precisará de 38 sondas para explorar as reservas, sendo que cada uma custa em torno de US$ 700 milhões.

Ainda segundo Lula, a idéia é vender derivados de petróleo e não o óleo bruto. - Vamos produzir refinarias para produzir gasolina premium, para exportar para Europa, os Estados Unidos. Não vamos ser exportadores de óleo cru - disse o presidente

Lula criou uma comissão interministerial para definir mudanças nas regras para a exploração de petróleo devido a descoberta do óleo na camada pré-sal, cujas reservas são estimadas entre 40 bilhões e 80 bilhões de barris.

A comissão, coordenada pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve apresentar as conclusões do estudo ao presidente até o dia 19 de setembro.