Portal Terra
BELÉM - Os médicos da Santa Casa de Misericórdia do Pará entraram em greve por tempo indeterminado nesta manhã. Desde as 7h, os profissionais só atendem aos casos de emergência. Os demais pacientes são encaminhados para atendimento em hospitais da região. A decisão foi tomada em assembléia geral, realizada no último dia 19. A categoria reivindica melhores condições salariais e de trabalho, e uma solução para o problema de superlotação no hospital.
Neste ano, 262 bebês morreram na casa de saúde. Uma manifestação marcou o início da greve nesta manhã. De acordo com o Sindicato dos Médicos do Pará, há cerca de dois anos a categoria apresentou às autoridades uma lista de reivindicações. Segundo a entidade, no entanto, não houve nenhuma proposta que contemplasse de forma satisfatória a categoria.
Os médicos querem que o salário seja equiparado ao piso estipulado pela Federação Nacional dos Médicos (R$ 7,5 mil). - No dia 19, após a advertência de greve, recebemos uma proposta de melhoria salarial e de infra-estrutura muito aquém da expectativa da categoria que, após análise, foi totalmente rechaçada - aponta um documento divulgado pelo sindicato.