ASSINE
search button

Deputado pede à PF e ao MPF apuração sobre assessor de Lula

Compartilhar

Portal Terra

BRASÍLIA - O deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) pediu ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) que investiguem Gilberto Carvalho, assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele aparece em uma escuta telefônica feita pela PF durante as investigações da Operação Satiagraha conversando com o ex-deputado federal petista Luiz Eduardo Greenhalgh, atualmente advogado do banqueiro Daniel Dantas.

Sampaio afirma, no pedido, que o assessor cometeu os crimes de prevaricação e improbidade administrativa. O tucano pediu ainda ao MPF o afastamento imediato de Carvalho de suas funções.

No telefonema, Greenhalgh pede que o assessor de Lula confirme junto ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, a instância a que está submetida a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e se o empresário Humberto Braz, apontado como "braço direito" de Daniel Dantas, estaria sendo "perseguido" por agentes do governo.

Em nota divulgada no dia 14 de julho, Gilberto Carvalho negou que tivesse feito tráfico de influência em favor dos interesses do controlador do grupo Opportunity.