Óleo diesel se manteve como principal produto em 2006

Agência Brasil

RIO - A Pesquisa Industrial Anual-Produto (PIA-Produto), divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), confirmou o óleo diesel como produto líder do ranking dos 100 maiores produtos ou serviços industriais por valor de venda em 2006.

As vendas de óleo diesel somaram R$ 42,845 bilhões no período, para um total de 37,862 milhões de metros cúbicos comercializados.

- Desde o início da pesquisa, em 1998, o óleo diesel se destaca. É o produto que vem sempre liderando as nossas pesquisas. E ele continua líder de 2005 para 2006 - disse à Agência Brasil o gerente da pesquisa, João Batista de Oliveira.

A lista dos 100 maiores produtos totaliza um valor de vendas em torno de R$ 568 bilhões, equivalente a 51% das vendas registradas pela pesquisa global (R$ 1,117 trilhão). A relação é liderada por São Paulo, que responde por 36,7% do montante comercializado.

Depois vêm Minas Gerais, com 10,8%, e Rio de Janeiro, com 8,9%, este por conta do refino e da produção de petróleo, informou João Batista. Seguem-se Rio Grande do Sul e Paraná, com 7,9% e 7,7%, respectivamente.

Depois de óleo diesel, os dez produtos de maior valor de vendas apurados pela pesquisa do IBGE, são os minérios de ferro beneficiados, que subiram da terceira posição em 2005 para segundo lugar em 2006; automóveis de 1.500 a 3.000 cilindradas; gasolina; carros populares; petróleo (que na pesquisa anterior ocupava a oitava posição); álcool; aparelhos celulares, que perdem posição relativa em relação à pesquisa de 2005, quando participavam no 6º lugar; açúcar cristal; e cervejas ou chope.

Os principais produtos encontrados em São Paulo em valor de vendas são óleo diesel (R$ 16,70 bilhões), automóveis entre 1.500 a 3.000 cilindradas (R$ 16,21 bilhões), álcool (R$ 9,70 bilhões), gasolina automotiva (R$ 9,26 bilhões), açúcar cristal (R$ 8,80 bilhões) e telefones celulares (R$ 8,13 bilhões), revelou o pesquisador do IBGE.