CPI do Sistema Carcerário quer prorrogar trabalhos

Portal Terra

BRASÍLIA - Parlamentares da CPI do Sistema Carcerário solicitaram a prorrogação dos trabalhos da comissão para aprofundar a questão carcerária em Mato Grosso do Sul. Um requerimento foi aprovado para que a CPI vá até aquele Estado para tomar o depoimento de diversas autoridades incluindo o governador, André Puccinelli.

Como o relatório final pedia o indiciamento do secretário de Justiça do Estado, Wantuir Jacine, diversos deputados do Mato Grosso do Sul foram à CPI para falar que seria injusto indiciar apenas o secretário de um Estado, enquanto a CPI comprovou irregularidades em diversas localidades do país.

Desta forma, além do pedido de prorrogação, foi aprovado um requerimento para que os membros da CPI viagem até o Mato Grosso do Sul para fazer diligências e para ter conversas com o governador do Estado, além do secretário que seria indiciado e de outras autoridades relacionadas ao presídio Colônia Agrícola, onde presos foram encontrados dormindo com porcos.

Deputados da oposição acusaram o relator Domingos Dutra, que é do PT, de indiciar o secretário do MS e deixar pessoas do governo de fora do relatório. - Não estamos desqualificando o relator, mas é uma injustiça se punir apenas um Estado. Por que não indicia o ministro Tarso Genro? - disse o deputado Waldir Neves (PSDB-MS).

- Os senhores da bancada do Mato Grosso do Sul não participaram das diligências da CPI e hoje estão querendo proteger os seus. Deveriam ficar em celas com tuberculosos para ver se mantinham essa postura - disse a deputada Jusmari Oliveira (PR-BA), em defesa do relator Domingos Dutra (PT-MA).

Desta forma, caso o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), autorize o requerimento de prorrogação da CPI, a comissão só deverá ser encerrada na segunda quinzena de julho. Até lá, serão realizadas as diligências no Mato Grosso do Sul para que a CPI decida se retira ou não o nome de Wantuir Jacine do relatório final. O relator garante que não vai retirar o nome do secretário de Justiça de Mato Grosso do Sul.