SC: preso suspeito de tentar extorquir governo

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - Um escritor foi preso pela Polícia Civil nesta manhã, em Florianópolis, suspeito de extorquir o Governo do Estado de Santa Catarina com um dossiê. Ele teria descrito em um livro, prestes a ser publicado, algumas possíveis irregularidades praticadas por políticos ligados à administração estadual.

De acordo com as informações do delegado Renato Hendges, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), Ivonei Raul da Silva, empresário e proprietário de uma revista no Estado, foi preso em um hotel do Centro da cidade por uma equipe de investigação.

Ele escreveu um livro chamado "A descentralização no banco dos réus", onde cita o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB), políticos do primeiro escalão e prefeitos aliados como beneficiários de um suposto esquema que utilizava dinheiro público durante o processo eleitoral de 2006.

Silva teria exigido R$ 40 mil para não publicar o livro, mas acabou preso no exato instante em que recebia o dinheiro. A Polícia Civil teria sido acionada por integrantes do próprio governo.

Hendges não concede maiores informações sobre o "dossiê-livro", mas afirmou que pediu segredo de Justiça para "não prejudicar as investigações". O acusado permanece detido na sede do Deic, em Florianópolis.

O governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) está na cidade de Criciúma, no sul do Estado, para inaugurar uma cadeia e não comentou o caso. Por telefone, o chefe do setor de imprensa do governo, José Gayoso, que acompanha o peemedebista, destacou que o governo não irá se manifestar, pois o caso é considerado "da competência da polícia".