Rádio Comunitária de Heliópolis é primeira de São Paulo autorizada

JB Online

SÃO PAULO - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, esteve em São Paulo na manhã desta terça-feira (20) integrando a comitiva do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Na ocasião, o presidente Lula assinou mensagem que encaminha ao Congresso Nacional a autorização de funcionamento da Rádio Comunitária de Heliópolis, concedida pelo Ministério das Comunicações em março deste ano.

A autorização é fruto do primeiro aviso de habilitação que o ministério publicou na cidade de São Paulo, no final de 2006. Antes, nunca o MC tinha aberto um aviso na capital paulistana devido à dificuldade do espectro local. Levar o serviço de radiodifusão comunitária a todos os municípios é prioridade para o ministro Hélio Costa. Desde que assumiu a pasta, sete avisos de habilitação já foram publicados: dois em 2006, quatro em 2007 e um este ano.

Em 2007, foi lançado um aviso exclusivo para aldeias indígenas, quilombos, assentamentos e comunidades isoladas, numa parceria com o Programa Luz para Todos, do Ministério das Minas e Energia, para levar o serviço de radiodifusão comunitária às populações que não tinham acesso nem à energia elétrica.

Até hoje já foram abertas inscrições para rádios comunitárias em 99,86% dos municípios brasileiros. Só não foram abertas, ainda, nos municípios recém criados e algumas cidades com problemas de espectro. Atualmente, 3.202 entidades estão habilitadas a montar uma rádio comunitária 2.379 delas com a licença definitiva.

Rádio Heliópolis

A rádio foi criada em 1992 pela UNAS União de Núcleos, Associações e Sociedades de Moradores de Heliópolis. A UNAS surgiu nos anos 70 e é o órgão mais atuante da região, congregando uma série de entidades locais.

Atualmente, a Universidade Metodista de São Bernardo do Campo tem autorização do Ministério das Comunicações para operar a Rádio Heliópolis para pesquisa e experimentos científicos, por seis meses.Além da comunidade de Heliópolis, a rádio atinge os bairros de São João Clímaco, Jardim Patente, Vila Vera, Moinho Velho, Vila Alpina, Vila Prudente, Sacoman e grande parte da cidade de São Caetano.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais