ASSINE
search button

Quartiero: índio não quer evoluir como ser humano

Compartilhar

Portal Terra

PARACAIMA, RORAIMA - O prefeito de Pacaraima, em Roraima, Paulo César Quartiero (DEM) afirmou que o governo federal faz terrorismo na terra indígena. Ele disse, também, que o índio, "como ser humano, não quer evoluir". As declarações foram publicadas na Folha de S.Paulo.

Quando perguntado, pelo jornal, sobre a tradição dos índios, ele respondeu: "se você disser que a tradição indígena é viver fodido, então concordo. Se você me disser que o índio, como ser humano, não quer evoluir, então concordo. Está faltando oportunidade. Meu vice-prefeito é índio, há índios advogados.

Segundo o prefeito, os índios que entraram em sua propriedade foram levados pela Funai. - Esses feridos (os índios) foram a pior coisa para nós. Eles buscam um mártir, como Dorothy Stang e Chico Mendes. Empurraram os índios como bucha de canhão para que se transformem em mártires - afirmou.

Quartiero opinou, ainda, sobre a saída da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. - Ela criou um retrocesso, já vai tarde - disse.

Solto na quarta-feira, o líder dos arrozeiros e prefeito de Paracaima (RR) foi preso após dez índios terem sido baleados em sua propriedade, na reserva Raposa Serra do Sol, de acordo com o Conselho Indígena de Roraima (CIR). Quartiero é acusado de ser o mandante do ataque aos indígenas.