Roteiro temático integra Paraíba, Pernambuco e Alagoas

Agência Brasil

ALAGOA GRANDE - Uma verdadeira volta no tempo. É com este apelo que Paraíba, Pernambuco e Alagoas integram rotas interioranas que desembocam em cidades históricas, com antigos engenhos e costumes seculares. 'Civilização do Açúcar' é o segundo roteiro integrado do Nordeste e deverá estender a permanência dos turistas nestes estados, especialmente nos meses de inverno.

A integração desses territórios e a metodologia de gestão do roteiro foi o principal assunto debatido entre secretários de Turismo dos três estados, representantes do Sebrae, prefeitos, empresários e estudiosos que participaram, na terça-feira (13), em Alagoa Grande (PB), da primeira reunião entre os parceiros do projeto.

-O próximo passo é definir bem o recorte territorial para o roteiro, pois apesar das potencialidades de vários municípios, para vender bem um produto turístico temos que levar em conta as distâncias entre as cidades, a capacidade de atendimento e infra-estrutura, senão corre-se o risco do turista não comprar a idéia - avalia a consultora do Instituto Marca Brasil, Adriana Girão, que junto ao Ministério do Turismo e Sebrae, vai desenvolver a estratégia de comercialização do roteiro.

O Brejo paraibano vem recebendo incentivos por parte do Ministério do Turismo e do Sebrae para envolver os agentes turísticos locais. As ações vão desde capacitação de gestores públicos, lideranças locais e os empreendedores de pequenos meios de alimentação e hospedagem. O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Turismo, e as prefeituras da região também são parceiras nas ações locais.

Entre os dias 18 e 22 de junho, durante o Salão do Turismo Roteiros do Brasil, que acontece em São Paulo, a Paraíba estará presente ofertando, entre outros, o roteiro 'Civilização do Açúcar - Caminhos dos Engenhos', apresentando as rotas dos antigos engenhos da região.

No Nordeste, outro roteiro integrado é a 'Rota das Emoções', que liga os estados do Ceará, Maranhão e Piauí. Outros roteiros já consolidados em outras regiões são 'Estrada Real', o 'Vale do Acre', 'Brasília - Chapada dos Veadeiros' e o 'Iguassu-Missões', que rompe a fronteira com o Paraguai e a Argentina.

Caminhos do Frio

Na região do Brejo paraibano, onde as temperaturas são amenas entre maio e agosto, as cidades de Areia, Bananeiras, Alagoa Nova, Alagoa Grande, Serraria e Pilões já são carro-chefe de um turismo de campo que encanta pelo marcante patrimônio histórico, belas paisagens rurais e diversidade cultural e gastronômica.

O empresário Vicente, proprietário do Engenho Lagoa Verde, zona rural de Alagoa Grande, começou recebendo turistas holandeses e alemães há cerca de três anos. Hoje, recebe uma média de 250 visitantes por semana, interessados em história e cultura. Eles ficam encantados em ver de perto o processo de fabricação da cachaça. Além da visitação ao engenho, oferecemos refeições e, com o aquecimento do fluxo de turistas, pretendemos oferecer também hospedagem , diz.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais