Angélica Paulo e Marcello Victor, JB Online
RIO - Horas após o pedido de demissão da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, as especulações sobre o novo nome para a pasta seguem em franca ascensão. No início da noite, chegou a ser dado como certa a nomeação do secretário de Meio Ambiente do Rio, Carlos Minc (PT-RJ). Mas algum tempo depois, surge um novo nome: o ex-governador do Acre, Jorge Viana (PTB-AC)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a liberação de Minc diretamente ao governador do Rio, Sergio Cabral, segundo a Assessoria de Comunicação Social (Ascom) do Palácio Guanabara, sede do governo fluminense.
O secretário, porém, ainda não se pronunciou sobre o fato, já que no momento do anúncio, estava em um vôo para Paris, onde participa de uma missão governamental e empresarial na capital francesa.
Entrementes, diversos veículos paulistas afirmam que Viana é um forte candidato ao cargo. Segundo a Folha Online, o ex-governador é um nome de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além de ser considerado pelo governo como um político "experiente" na área ambiental.
Para o Estadão, Viana tem grande receptividade, além de experiência no setor ambiental. Além disso, por ser amigo pessoal do presidente Lula e aliado de Marina Silva, pode ser o nome ideal para ser anunciado como novo ministro.