Agência Brasil
BRASÍLIA - A implementação de um novo modelo de desenvolvimento na Amazônia brasileira, com valorização da diversidade sociocultural e ecológica e redução das desigualdades regionais, é um dos objetivos do Plano Amazônia Sustentável, que será lançado nesta quinta-feira no Palácio do Planalto.
Participam da cerimônia, às 11h30, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros, governadores dos estados amazônicos, ambientalistas e parlamentares.
Antes da solenidade (10h30), Lula vai se reunir com os governadores da região (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). Também terá encontros, ainda de manhã, com os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins (9h), e do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (10h).
À tarde, um dos principais compromissos da agenda presidencial é a sanção da lei que estabelece procedimento para julgamento de recursos repetitivos no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A nova lei, que entra em vigor em 90 dias, deve dar mais rapidez no trâmite e julgamento de recursos com teses idênticas (repetitivos) dirigidos ao STJ. O ministro da Justiça, Tarso Genro, participa da cerimônia, que ocorre às 15h30, no Salão Leste do Planalto.
O último compromisso oficial do presidente nesta quinta-feira (8) é uma reunião com o secretário especial de Portos, Pedro Brito, às 16h30. À noite, Lula viaja para Salvador. O embarque na Base Aérea está previsto para as 19h30.