SC registra ventos de 100 km/h na costa litorânea

Portal Terra

FLORIANÓPOLIS - Rajadas de ventos de 100 km/h foram registradas na costa catarinense, segundo informações divulgadas pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram). O ciclone extratropical que está se formando na região ainda pode trazer ventos mais fortes durante a madrugada.

Na Ilha do Arvoredo, próxima à cidade de Florianópolis, rajadas de 100,8 km/h foram registradas às 19h. Em Governador Celso Ramos, na região metropolitana, a velocidade do vento chegou a 80 km/h e em São Francisco do Sul, no norte, marcou 60 km/h.

Já foram registradas várias quedas de árvores sobre a fiação elétrica, o que deixou bairros da capital sem luz por volta das 20h. Em Balneário Rincão, distrito da cidade de Içara, no sul de Santa Catarina, bombeiros e funcionários da prefeitura precisaram improvisar barricadas com areia para evitar que o mar invadisse casas e ruas.

O ciclone extratropical está se formando na costa dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo o alerta feito pela Defesa Civil, o fenômeno deve se intensificar durante a madrugada e a orientação é para que as pessoas evitem permanecer debaixo de árvores, postes ou placas, ou se aproximar do mar, onde devem ser registradas ondas de cinco metros.