ASSINE
search button

Lula sinaliza licitação de trem-bala para outubro

Compartilhar

JB Online

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, em Campinas (SP), que é possível que o governo anuncie em outubro o começo da licitação do trem-bala ligando o Rio de Janeiro a São Paulo.

- Talvez em outubro, a gente vá anunciar o começo da licitação do trem-bala ligando Rio-São Paulo-Campinas - afirmou.

- É uma obra de quase US$ 9 bilhões. A companheira Dilma (Rousseff, ministra da Casa Civil) está no Japão, porque estamos tentando mostrar o projeto para países mais ricos - disse.

Dilma afirmou na quinta-feira que um consórcio formado pelas japonesas Mitsubishi, Mitsui, Toshiba e Kawasaki tem interesse em competir pela linha de trem de alta velocidade que ligará Rio de Janeiro e São Paulo. A ministra disse, durante o evento pelo centenário da imigração japonesa ao Brasil, que as empresas japonesas competirão com francesas e alemãs, entre outras, pela construção do trem de alta velocidade no primeiro trimestre de 2009.

Lula também disse que o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, será o grande aeroporto internacional de São Paulo. Segundo o presidente, ele deverá ganhar mais duas pistas e grandes terminais de passageiro. O aeroporto passará a repartir com Cumbica vôos internacionais e nacionais.

Lula participou de assinatura de contratos e ordens de serviço de início de obras do PAC, no valor de mais de R$ 200 milhões, em municípios das regiões de Campinas e Sorocaba. As obras serão basicamente para saneamento e urbanização.

Em Campinas, Lula, disse que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) está revolucionando a forma de administrar o País.

- O PAC, que foi desacreditado, hoje as pessoas já começam a perceber que (ele) veio revolucionar a forma de administrar o País - afirmou