Movimento indígena fará protestos em Brasília

JB Online

BRASÍLIA - Os cerca de 700 indígenas acampados na Esplanada dos Ministérios pretendem fazer um ato público em frente ao Ministério da Saúde e depois no Supremo Tribunal Federal. A ação faz parte do encerramento do Movimento Terra Livre, em comemoração ao Abril Indígena.

No Ministério da Saúde eles vão protestar contra a situação do atendimento à saúde indígena, que consideram caótica. A idéia é lembrar os indígenas, adultos e crianças que morreram por falta de atendimento. No STF, o movimento vai contestar a decisão do Supremo de suspender a retirada dos invasores da terra indígena Raposa do Sol, em Roraima, no último dia 9.

Nesta manhã os manifestantes entregaram o documento final do encontro a representantes do governo, entre eles a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a 6ª Câmara do Ministério Público da União (MPU),os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e do Meio Ambiente, além da Fundação Nacional do Índio (Funai).

De acordo com o representante da Coordenação da Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Jecinaldo Saterê Mawé, o documento conta contém dois pontos que merecem atenção especial e urgente do governo.

- Primeiro a questão da saúde indígena, que precisa de uma ação concreta pelos casos que estão ocorrendo na morte de crianças indígenas. Pedimos a intervenção do governo com um plano emergencial para a saúde do nosso povo e a construção de um novo órgão que cuide da saúde indígena. Outro ponto é que queremos que o o estatuto dos povos indígenas ande dentro do Congresso Nacional - afirmou.

O presidente da Câmara dos Deputados Arlindo Chinaglia (PT-SP), recebeu ontem as lideranças indígenas e prometeu dar atenção especial ao estatuto e se disse solidário às demais reivindicações e amanhã (18), às 11h, eles têm uma audiência marcada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Jecinaldo Saterê esse vai ser o primeiro encontro de Lula com os indígenas para ouvir suas reivindicações.

Com informações da Agência Brasil