Usina nuclear de Angra 1 volta a operar

JB Online

RIO - Dois meses após uma parada programada para o reabastecimento de combustível e de obras de manutenção, e ainda atividades preparatórias para a substituição de dois geradores de vapor (GVs), a Usina Nuclear de Angra 1 está de volta ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

A conexão ao sistema, segundo nota divulgada pela Eletronuclear subsidiária da Eletrobrás responsável também pela usina de Angra 2 ocorreu no início da madrugada de hoje (16). A unidade está funcionando normalmente, em processo de elevação gradual de potência.

- Às 7h de hoje, Angra 1 estava gerando 140 MW, ou seja, 27% da potência nominal do seu reator - informou a empresa, por meio de nota.

O desligamento foi autorizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS ). Com a paralisação da usina, foi possível fazer a inspeção dos geradores de vapor, instalar estruturas temporárias, além de promover medições, marcações e verificações.

As intervenções foram feitas para preparar a usina para a troca dos equipamentos que será realizada na próxima parada, que deve ocorrer em setembro deste ano.

Com informações da Agência Brasil