Força Nacional vai continuar no entorno do Distrito Federal

Agência Brasil

BRASÍLIA - O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, afirmou hoje (16) que a permanência da Força Nacional nos municípios de Goiás e no Entorno do Distrito Federal já está autorizada. Apesar de a solicitação ter sido em caráter informal, Balestreri adiantou que o pedido feito pelo secretário de Segurança de Goiás, Ernesto Roller, ontem (15), será atendido.

O prazo previsto para a permanência da Força Nacional terminaria na próxima sexta-feira (18), após 180 dias de atuação. Segundo o secretário, a prorrogação ainda não tem duração definida, mas deverá seguir os mesmos parâmetros da primeira etapa.

A extensão do período ñde atuaçãoí da Força não será muito grande. Em hipótese nenhuma a Força Nacional deve substituir a polícia e, sim, oferecer um suporte rápido e com alto poder simbólico. No primeiro momento, a Força demarcou sua forma de atuar, neste segundo momento haverá a consolidação do que já foi estabelecido, afirmou.

Sobre a forma de atuação, o secretário explicou que a intervenção da Força é pacífica, acontece sempre com base nos princípios da cidadania e dos direitos humanos, dentro dos critérios da moralidade, da democracia e da legalidade. Servimos de coadjuvantes no trabalho da polícia. A idéia é diminuir a criminalidade e continuar a campanha bem sucedida.

Os custos com relação a alimentação e hospedagem dos agentes da Força Nacional de Segurança, segundo o secretário, permanecem sob responsabilidade do governo do Distrito Federal, que arcou com essas despesas na primeira etapa.