Lula recebe presidente esloveno e destaca avanços do país

JB Online

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira, em discurso durante almoço oferecido ao presidente da Eslovênia, Danilo Turk, no Palácio do Itamaraty, que, a exemplo daquele país do leste europeu, o Brasil tem o que comemorar em termos de crescimento econômico.

- Aqui também temos o que comemorar. A economia brasileira avança de forma sólida, dinâmica e diversificada. Isso nos permite enfrentar as turbulências do mercado internacional e ser um dos destinos dos investimentos estrangeiros - ressaltou.

Lula disse que o país avançou também na melhoria das condições de vida de milhões de brasileiros historicamente marginalizados.

- Graças a políticas sociais consistentes, hoje a grande maioria dos brasileiros tem a seu alcance os elementos materiais básicos da cidadania - afirmou.

O presidente ressaltou que o Brasil é o principal parceiro comercial da Eslovênia na América do Sul e agradeceu o apoio do país ao pleito brasileiro de ocupar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao falar sobre o interesse em estreitar relações com a Eslovênia, Lula citou a abertura da Embaixada do Brasil no país, em novembro de 2007, e disse que ouviu do presidente Danilo Turk o anúncio sobre a instalação de missão diplomática eslovena em Brasília.

Antes do almoço, Lula recebeu Turk no Palácio do Planalto. Durante a cerimônia em que o presidente da Eslovênia subiu a rampa do Planalto, um grupo de carteiros, que estão em greve, fazia uma manifestação em frente ao prédio.

Com informações da Agência Brasil