Correios suspendem serviços de Sedex 10, Sedex Hoje e Disque Coleta

JB Online

RIO - Os Correios suspenderam nesta terça-feira os serviços de Disque Coleta, Sedex 10 e Sedex Hoje por tempo indeterminado, por causa da greve de funcionários anunciada pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).

De acordo com a assessoria dos Correios os serviços foram suspensos preventivamente já que são considerados de hora certa, com a greve dos funcionários a entrega poderia ser prejudicada.

Nesta terça-feira os funcionários dos Correios em Curitiba, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu decidiram aderir à greve da categoria iniciada à meia-noite de hoje por tempo indeterminado, em 15 unidades federativas.

As unidades da federação onde os trabalhadores dos Correios já decretaram greve são Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

Os trabalhadores entraram em greve pela manutenção do pagamento do adicional de 30% de risco aos carteiros, conforme termo de compromisso assinado pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, e pelo presidente dos Correios, Carlos Henrique Custódio, além de participação nos lucros e resultados (PLR) referente a 2007.

Segundo a assessoria dos Correios, a empresa pagou os carteiros um abono emergencial durante três meses e que a Lei não permite que se pague à categoria adicional de risco, já que não consta na lista de categorias que podem receber adicional de periculosidade. Mesmo assim, a assessoria diz que o Correios tenta um acordo com os funcionários para que os serviços retomem normalmente.